Correspondência, ressonância e homeostase: os três princípios fundamentais da perspectiva Transracional
A Filosofia da Paz Transracional, liderada por Wolfgang Dietrich e sua equipe, é um dos mais recentes desenvolvimentos da teoria e prática dos EPC. Baseia-se no entendimento de que a paz é sempre relacional e, portanto, não pode existir sem que alguém a experiencie, o que faz com que as “pazes” existam em uma pluralidade de entendimentos. Dentre as interpretações de pazes sistematizadas pelo autor, uma das cinco lentes a partir das quais a paz pode ser estudada de acordo com as culturas e na histórias é a Paz Transracional.
A abordagem transracional reconhece a importância de um "equilíbrio dinâmico" entre quatro outras lentes ou seja, é um equilíbrio dinâmico entre segurança, verdade, harmonia e justiça. Dentro deste equilíbrio dinâmico, três princípios fundamentais são essenciais dentro dessa abordagem que levamos em consideração no momento do mapeamento de um conflito: a correspondência, a ressonância e a homeostase.
Antes de adentrar nesses três fundamentos é importante ressaltar que a Cátedra de Paz da UNESCO, Innsbruck fundou uma metodologia de mapeamento de conflitos chamada ECM (Elicitive Conflict Mapping, ou seja, Mapeamento Elicitivo de Conflitos), e que com exclusividade nosso programa brasileiro estuda, treina juntamente com nossos agentes de paz. Dentro dessa ferramenta de mapeamento de conflitos chamada de ECM, levando em consideração esses três princípios.
O primeiro é a correspondência. Correspondência refere-se à relação entre as camadas de identidade intrapessoal e interpessoal presentes no sistema conflituoso. Nesse princípio, vemos as complexas interações entre os mundos internos e externos das partes envolvidas. A narrativa do conflito que é apresentada pelas partes sobre o fato experenciado e esta corresponde com as camadas mais profundas presentes dentro de cada um. Desta forma, o que está dentro nas profundezas das partes se manifesta fora como narrativas. Esse é o princípio da correspondência.
Ressonância refere-se ao envolvimento particular em cada encontro e à capacidade de agentes de paz de perceber essa energia e sustentar a estrutura apropriada para trabalhar com ela no momento em que está mediando um conflito.
O terceiro princípio importante é a homeostase, que se refere ao equilíbrio dinâmico inerente aos sistemas relacionais que naturalmente é buscado. O sistema naturalmente se autoregula. Esta perspectiva é amplamente abordada em no programa de pós-graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com ênfase no Equilíbrio Emocional da Paz & Mente. Gostaria de saber mais? Convidamos você a visitar o site da nossa pós (link para o site) e entrar em contato conosco.