Editora Paz & Mente
Editora 4.png

Nossa editora nasceu em novembro de 2018 a partir da identificação de uma enorme lacuna: a carência de materiais publicados em língua portuguesa nas áreas dos Estudos de Paz e Conflito, Estudo das Emoções, Ciência Contemplativa e Neurociências. Em nossa curadoria, buscamos privilegiar obras que beneficiem a formação de Agentes de Paz e que possam proporcionar acesso a conhecimentos inéditos ao público lusófono.

grey-white.png

Livro "Olhando de Perto; As Quatro Aplicações de Mindfulness" de B. Alan Wallace

Olhando de Perto: as quatro aplicações de Mindfulness

B. Alan Wallace

Este livro foi escrito para revelar a extraordinária sofisticação e rigor das práticas tradicionais de shamatha e vipashyana, conforme apresentado nas tradições Theravada, Mahayana e Dzogchen do budismo, em particular como elas são apresentados dentro do contexto fundacional das quatro aplicações diretas da Mindfulness( Atenção Plena) . Embora tenha havido muitos aspectos religiosos e filosóficos de todas as escolas do budismo desde os tempos do próprio Buda, as teorias e métodos apresentados neste livro representam a ciência contemplativa budista em sua forma empírica mais radical. Nenhuma afirmação nesta dsciplina de investigação precisa ser tomada unicamente com base na fé. Toda hipótese pode ser, e têm sido testada através da experiência em primeira pessoa. A "tecnologia contemplativa" da shamatha - como um meio para desenvolver as faculdades de atenção, concentração, mindfulness e introspecção - é complementada com a "ciência contemplativa" de vipashyana, a qual é caracterizada por rigorosa investigação experiencial e analítica, resultando em descobertas que podem ser replicadas por qualquer buscador da verdade suficientemente treinado e de mente aberta.

No mundo de hoje, quando o impacto destrutivo da tríade disfuncional do materialismo-hedonismo-consumismo se revelou através da degradação massiva do ambiente natural e da degeneração da civilização humana, a necessidade de integrar os pontos fortes da investigação científica e contemplativa nunca foi tão grande. É hora de uma revolução em nossa maneira de ver a natureza humana e o universo como um todo, se quisermos não apenas sobreviver como espécie, mas florescer de maneiras que nunca experimentamos antes.

alan and hh dalai.jpg

O autor B. Alan Wallace

O professor B. Alan Wallace (Pasadena, 17 de abril de 1950) é um autor Norte-Americano e especialista em Budismo Tibetano. Suas obras abordam diversos modos de investigação científica, filosófica e contemplativa orientais e ocidentais, focando frequentemente nas relações entre ciência e budismo. Ele é o fundador do Santa Barbara Institute for Consciousness Studies.

A capacidade de manter a atenção plena é uma habilidade aprendida que oferece benefícios profundos em todas as situações. B. Alan Wallace
elisa.jpg

Prefácio da Dra. Elisa Kozasa

Convidamos a Dra. Elisa Kozasa para fazer o prefácio da edição em Português dessa magnífica obra. A Dra. Elisa é referência mundial nas pesquisas sobre meditação, é Fellow do Mind and Life e Board do “Center for Contemplative research”.

PREFÁCIO DO LIVRO

Olhando de Perto: As Quatro aplicações de mindfulness, por Elisa H. Kozasa

O que é mindfulness? Qual a relevância deste tema? É apenas um modismo? Este livro traz o tema mindfulness à luz da tradição, em sua profundidade, mas ao mesmo tempo de um modo prático, que possa ser aplicado em nossa vida diária, seja qual for nossa crença. No decorrer dos capítulos Alan Wallace nos mostra como desenvolver mindfulness, esta habilidade que envolve a atenção e manter em mente o objeto de nossa atenção e como aplica-lo para termos insights sobre a natureza do corpo, das sensações, da mente e dos fenômenos – as quatro aplicações de mindfulness. Sustentar mindfulness é uma habilidade que pode ser aprendida e que traz importantes benefícios para nossas vidas nas mais diversas situações. Neste livro, Alan traz a teoria e aplicação da prática que o Buddha chamou de o caminho direto para a iluminação. Estas técnicas objetivam nos levar a uma felicidade genuína e à libertação do sofrimento a partir de insights sobre a natureza de nossas experiências. Muitas vezes a raiz de nosso sofrimento está em ter uma visão limitada e compreendida como absolutamente real e imutável sobre nossa existência. Quando questionamos a natureza de nosso corpo, a partir de sua experiência direta, aplicando mindfulness ao corpo, percebemos detalhes e sutilezas de como é este corpo, de sua transitoriedade, de como ele é sujeito a mudanças, e que não é possível portanto nos apegarmos à sua forma. Quando questionamos nossas sensações, nossos padrões de gosto disto, não gosto daquilo ou isso tanto faz (neutro), percebemos o quanto estes julgamentos e escolhas são estereotipados e que não sobrevivem a uma análise mais acurada. Automaticamente gostamos, não gostamos e nem questionamos o porquê. Quando investigamos nossa mente, quando nos perguntamos sobre nossos pensamentos e outros conteúdos mentais, percebemos que atribuímos concretude e certeza para coisas de natureza volátil. E quando olhamos de forma não preconcebida para os fenômenos que caracterizam nossa existência e de maneira investigativa, compreendemos a impermanência e a impossibilidade de controlar seus acontecimentos. Desenvolvemos uma sabedoria através das aplicações de mindfulness que nos permite olhar para a vida de uma maneira mais leve, com maior curiosidade, buscando cultivar mais felicidade. Este livro também explora esta felicidade em seu estado mais genuíno.

Leitura imperdível!

WhatsApp Image 2020-08-14 at 13.20.26.jpeg

Agradecimentos ao nosso querido professor Alan Wallace

É com muito amor, carinho, apreciação, devoção e admiração ao nosso querido professor B. Alan Wallace e aos ensinamentos genuínos do Dharma que dedicamos esses esforços coletivos para a tradução dessa obra maravilhosa para o público lusófono. Diante de tantos desafios que estamos enfrentando como humanidade, poder disponibilizar essa obra traduzida ao Português e publicada pela Editora Paz & Mente nos proporciona uma experiência de felicidade genuína. Foram anos de muito trabalho coletivo, reflexão, investigação cuidadosa sobre cada termo e cada palavra. A motivação de traduzir essa obra veio a anos atrás com a necessidade de esclarecer o verdadeiro significado da palavra mindfulness que por sua vez é muito mal compreendida no ocidente, sendo usada muitas vezes de forma inapropriada. Esta obra esclarece esses pontos com maestria e acreditamos que ela pode trazer grande benefício a todos os seres. Que todos possam beber dessa fonte inesgotável de sabedoria e que os méritos possam ser dedicados a todos os seres.

Muito obrigada por apoiarem esse projeto.

Com amor Cerys e Flavius em nome de toda a equipe Paz & Mente.

Nossas obras 

 
wolf 2.png
 

Trilogia de

PhD. Wolfgang Dietrich

Ficamos felizes em anunciar que a Editora Paz & Mente terá a honra de traduzir e publicar pela primeira vez na América Latina a trilogia do PhD. Wolfgang Dietrich, detentor da cátedra de paz da UNESCO, Innsbruck, Áustria. As obras foram publicadas originalmente pela editora Palgrave, uma das melhores do mundo, em 2012.

author-background.png
Capa Livro.png

Volume 1

Interpretações de Paz na História e na Cultura

O lançamento do Volume 1: “Interpretações de Paz na História e na Cultura” vai acontecer no segundo semestre de 2019. A obra propõe uma análise inovadora das interpretações das pazes de acordo com a história e as culturas. Com isso, Dietrich e seu time desenvolveram a ideia de cinco famílias de pazes: as pazes energética, moral, moderna, pós-moderna e transracional. Esta é uma obra inovadora para o campo dos Estudos de Paz e Conflitos. Ele transita em diversas abordagens filosóficas, históricas, antropológicas, sociológicas e adentra nos campos culturais e espirituais do Budismo, Hinduísmo, Cristianismo e outros, e sua relação com os Estudos de Paz e Conflitos.


Volume 2

Transformação elicitiva de Conflitos e a virada Transracional na Política sobre paz

Este segundo volume da trilogia “Muitas Pazes” analisa o surgimento da transformação elicitiva de conflitos, demonstrando como os princípios do trabalho de paz e conflito estão interligados com insights e métodos psicológicos humanistas. Este volume discute as recentes mudanças nas condições de trabalho nos campos da diplomacia, militarismo, cooperação para o desenvolvimento e economia política, explorando como essa virada ‘transracional’ impacta o trabalho prático de paz e conflito, além da educação experiencial para a paz. Baseado nos princípios da psicologia humanista e na filosofia do Yoga, e num conceito mais amplo da conhecida pirâmide de conflitos de John Paul Lederach, este livro introduz uma ampla gama de métodos orientados por meio da respiração, da voz e do movimento, e sua aplicação no trabalho prático de campo. O estudo de Dietrich apresenta um novo modelo de temas, níveis e camadas na análise de conflitos, que acrescenta ao entendimento convencional das relações humanas e conflitos. O primeiro livro da trilogia “Muitas Pazes” é intitulado Interpretações de Paz na História e na Cultura (2012), de Wolfgang Dietrich

livro-volume3.png

Volume 3

Mapeamento elicitivo de conflitos

Previsão lançamento: dezembro de 2024.