videos-background.jpg

O que é o mapeamento elicitivo de conflitos?

É uma ferramenta prática de atuação do agente de paz, com base nos estudos de Dietrich (Filosofia das pazes transracionais) e Lederach (Transformação de conflitos), como meio de análise do conflitos (individual, grupos, partes e etc). Esta abordagem inclui as temáticas: 1) Filosofia da Paz Transracional, de Wolfgang Dietrich , 2) Transformação de conflitos de John Paul Lederach, 3) Princípios do mapeamento elicitivo: correspondência, ressonância e homeostase, 4) Temas, camadas e níveis - episódio e epicentro do conflito.

Você gostaria de saber mais sobre o mapeamento elicitivo de conflitos (ECM)? Estamos disponibilizando um artigo traduzido pela Paz & Mente o qual explica os princípios básicos do ECM.

Acesse aqui: https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1U2QtBRRO2-iUFMBWqG44bjJOCUewNDKn

Facilitador: Vladimir da Matta

Datas: 26/8,30/9,28/10 e 25/11

Horário: das 18h40min às 21h40min ( pode ser que inicie a partir das 19h. Consultar o facilitador)

Investimento: R$ 380 (à vista) ou R$ 420 (dividido em 4 x)

Este valor é integralmente destinado ao facilitador para apoiar seus projetos.

Mais informações entrar em contato com Vlad: 61 984050411

PhD. Wolfgang Dietrich

Dietrich é facilitador da pós-graduação EaD da Paz & Mente, foi detentor da Cátedra UNESCO de Estudos de Paz da Universidade de Innsbruck até 2023, na Áustria e diretor do Programa de Mestrado em “Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação de Conflitos Internacionais” na mesma universidade. Fundador e criador da teoria mais atual sobre a paz chamada “MUITAS PAZES” e do “mapeamento elicitivo de conflitos”, Wolfgang é membro da Comissão Austríaca da UNESCO, além de professor visitante no Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Viena, no Centro de Estudos de Paz e Desenvolvimento da Universidade de Castellón, Espanha, e na Universidade para a Paz das Nações Unidas (UPEACE) na cidade de Colón, Costa Rica. Passou a maior parte dos anos oitenta na América Central. Foi presidente da seção austríaca da Anistia Internacional entre 1989 e 1991. Nos anos 90, realizou pesquisas de campo na América Latina e no Caribe, na Índia, na África Oriental e no Sudeste Asiático. Desde então, seu foco é a transformação de conflitos e a pesquisa sobre a paz. Foi diretor da Universidade Europeia da Paz de 1995 a 1998 e diretor acadêmico do Instituto Austríaco para a América Latina de 1995 a 2007, antes de dedicar-se em tempo integral ao desenvolvimento da Escola de Estudos para a Paz de Innsbruck.

PhD. John Paul Lederach

John Paul Lederach é reconhecido internacionalmente como conciliador e mediador e atua há mais de 20 anos em uma ampla gama de conflitos desde o miskito/sandinista na Nicarágua até os da Somália, Irlanda do Norte, Tajiquistão e Filipinas. É criador da abordagem de Transformação de Conflitos. Oferece extenso apoio aos esforços de conciliação internacional na América Latina, Ásia, África e Ásia Central, bem como na América do Norte. Vem trabalhando no campo da transformação de conflitos e construção da paz como consultor, instrutor e mediador também no âmbito de comunidades. É professor de Construção da Paz Internacional no Kroc Institute of International Peace Studies da Universidade de Notre Dame e professor emérito do Center for Justice and Peacebuilding da Eastern Mennonite University. É autor e coautor de mais de 15 livros e manuais em inglês e espanhol. Suas teorias sobre métodos de resolução de conflitos com fundamento na cultura e saberes locais tem exercido grande influência no campo de ciência política, estudos da paz e relações internacionais. Lederach é doutor em Sociologia (com ênfase em Conflito Social) pela Universidade do Colorado